Juntar, em um só lugar, os benefícios da sálvia e do alecrim, pode ser um ótimo auxílio para você que está “meio esquecida” de tanta correria e cansaço – sim, o estresse causa, muitas vezes, problemas de memória, por puro esgotamento.
Mas, claro, esse não é um remédio caseiro que possa tratar casos graves de desmemorização então, investigue o que é que está provocando o sintoma em você, exclua outros fatores patológicos, com a ajuda de um médico de confiança, antes de lançar mão das garrafadas que os povos antigos sempre usaram.
O uso da sálvia e do alecrim, duas plantas consagradas há séculos nas medicinas populares, já é objeto de diversos estudos científicos (leia este, este e este artigo) e, especificamente, na sua atuação sobre a memória e o estresse.
Modo de Usar e Fazer
Você vai precisar de:
* 1 litro de vinagre de maçã (de boa qualidade) ou de 1 litro de vinho seco (tinto ou branco)
* 2 colheres de sopa de folhas de alecrim
* 2 colheres de sopa de folhas de sálvia picada
* 100 ml de mel puro de abelhas (se for diabético, deixe o mel fora da receita de elixir).
Preferencialmente use ervas frescas mas, se tal não for possível, faça o elixir com as desidratadas e reduza à metade a quantidade (mas, que sejam ervas de boa procedência, bem embaladas, e que tenham aroma, indicativo de que ainda estão novas).
Lave bem as ervas, deixe-as secar completamente e coloque-as em uma garrafa de vidro escuro. Junte todo o vinagre e, no final, o mel. Essa garrafa deverá ficar tampada, em local escuro, por 15 dias. De tempos em tempos, sacuda a garrafa para misturar o seu conteúdo.
Depois de pronto, coe o conteúdo e o líquido resultante você deverá tomar, diariamente – 3 colheres de sopa com um pouco de água (pode tomar tudo junto ou dividir a dose pelo dia).
ALECRIM, BOM É PARA A MEMÓRIA, O BOM HUMOR, A LONGEVIDADE
O alecrim é um poderoso estimulante orgânico e mental que atua, curativamente, no estresse e ansiedade. No entanto, para algumas pessoas, o alecrim pode causar hipertensão – observe o seu organismo e decida se é este o seu caso. Se você não sabe ainda, se tem sensibilidade exagerada com o alecrim, experimente tomando um chazinho desta erva.
A SÁLVIA E AS SUAS PROPRIEDADES
A sálvia é riquíssima em flavonoides que estimulam as funções cerebrais e têm efeitos positivos sobre os neurotransmissores que afetam o nosso humor – fazer uso rotineiro da sálvia, como óleo, extrato ou chá, é um bom remédio para quem está meio deprimido. E, a ação da sálvia na memória tem a ver com o seu conteúdo em hispidulina, substância que interage com as células cerebrais formando um neurotransmissor, GABA – ácido gama-aminobutírico, que atua na cognição e estados de ânimo.